UA-16107731-2

quinta-feira, 31 de março de 2011

Como usar blazer na moda masculina

Imprescindível no guarda-roupa masculino, o blazer age como coringa pela sua versatilidade de coordenação com outras peças do vestuário. Para a temporada de inverno segue mais ajustado e com comprimento um pouco menor que o tradicional.

A postura viril que ele transmite não difere do objetivo de seu surgimento em 1837, quando a rainha Victoria pediu que os paletós azul marinho dos marinheiros fossem confeccionados com botões dourados no punho, para que estes não ousassem limpar o nariz à sua frente. O que a princípio era um traje obrigatório, tornou-se sinônimo de bom gosto e elegância.

Um homem bem vestido deve ter dois tipos de blazers: um social e um casual, mas levando em conta a estação, melhor garantir também um de verão com tecidos mais frescos e um de inverno. Em geral o blazer é construído de forma estruturada, conceito que atualmente tem sido revisto, pela utilização de materiais mais maleáveis e frios como jeans, principalmente nos modelos de verão.

Muitos acham que blazer e paletó são a mesma peça, mas as diferenças sutis nos modelos fazem grandes mudanças no visual. O blazer é mais esportivo, pode ser combinado à outras peças despojadas como camisetas (principalmente com decote V), camisa pólo, jeans entre outras. Já o paletó é mais formal, faz parte do terno e é vendido em conjunto com a calça de mesmo tecido.

O feitio do corte faz a diferença nas peças de alfaiataria, a atenção na escolha do blazer dever ser redobrada também pelocaimento no corpo, deve-se evitar um modelo muito largo, com sobras, pois pode parecer deselegante. Quando confeccionado com alta qualidade, pode durar até dez anos.

Os shapes mais tradicionais são o americano, inglês e italiano. O primeiro é slim, sem enchimentos, mais parecido com o atual, mas sem marcação na cintura. O inglês é mais estruturado, possuem lapela pontuda (peaked), e os ombros são mais empinados. Ombros largos e marcados, corte estreito ao comprimento do ombro ao quadril caracterizam o modelo italiano. Os joviais possuem a lapela fina, são desestruturados e mais casuais.

O fechamento da peça com dois botões é uma acepção mais sofisticada - algumas marcas utilizam apenas um ou três (modo mais clássico) – que apesar de sua estrutura tradicional é uma das peças mais atuais no vestuário masculino. Ultimamente a peça mudou a estrutura seguindo o mercado com o slim fit – o blazer está mais ajustado, delineando melhor a silhueta masculina, mais curto –, modelagem mais acinturada e ligeiramente alongada.

Cores como preto, marinho, cinza, cáqui, gelo e camel permitem maiores combinações pela neutralidade no vestuário, ademais são atemporais. Os modelos com tons claros são mais informais! Blazers mais elaborados possuem debrum nas extremidades, aspecto militar com martingales e feitio vintage com protetor de cotovelo.

Fonte: Portais da Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.