UA-16107731-2

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Veludo para o inverno

O veludo está de volta. Criado no Oriente e popularizado na Europa, é considerado um dos tecidos mais antigos existentes. O material, de toque macio e brilhante, faz-se conhecido desde a Idade Média, como ícone de sofisticação, utilizado na criação de vestidos e casacos para serem vestidos por nobres. Logo, passou a ser utilizado em peças para o dia a dia entre as décadas de 1960 e 1970 e, de tempos em tempos, retorna à moda.

Contudo, apesar de sua aparência aveludada e aconchegante, o veludo não aquece em demasia, assim, deve ser utilizado como complemento, em sobreposições, finalizando o look. Texturas aveludadas podem ser feitas de seda, algodão ou fio sintético; podem apresentar-se opacas, ou possuir diversos tipos de superfícies brilhosas: clássico, molhado, cotelê ou cristal. E propõe um mix com outros materiais como rendas, couro e paetês.

Assim, o veludo foi um dos materiais que mais se destacou nas passarelas dos desfiles de inverno, hora como protagonista, hora como coadjuvante, e promete invadir as ruas nos dias frios em peças como vestidos, calças, saias e jaquetas, tal como nas bolsas e principalmente calçados, atribuindo classe, elegância e brilho às produções.

Nas passarelas internacionais, Alexander Wang, Donna Karan, Zac Posen e Dolce & Gabbana, dentre outros nomes, desfilaram casacos, calças, vestidos e acessórios de veludo. Por aqui, entre as criações de grandes estilistas para a última edição do SPFW, Animale, Huis Clos, Osklen, Reinaldo Lourenço, Tufi Duek, Lino Villaventura e Mario Queiroz apresentaram peças totais ou detalhadas no material durante as apresentações.

O veludo de efeito molhado, um dos tipos de maior destaque durante a edição, estará presente em macacões, vestidinhos e maxivestidos. A Animale, todavia, investiu em conjuntinhos de camisa e calça, de trabalhados devorê, revelando pontos de transparência em partes das peças. A Osklen, por sua vez, investiu nos macacões e vestidos de veludo molhado e estampado.

Já no desfile da grife Huis Clos, as peças em veludo molhado apresentaram-se em cores vibrantes, meio à texturas opacas, como pontos de destaque na passarela. Este, entretanto, é uma opção viável para o inverno ameno, pois tem como principal característica seu efeito brilhante, tendência para a temporada, como se vê mundo afora e nos editoriais de moda, em produções diurnas e noturnas, em tons fechados como o preto, verde, vermelho e variações de nuances terrosas como o mostarda.

Como usar o veludo no inverno

Para o dia a dia, os cotelês são ideais para serem usados em saias, blazers e jaquetas, nos tons de cáqui, cinza ou marinho. Já os canelados, por usa vez, são mais apropriados para roupas esportivas, pois, de trama sofisticada, destaca-se em qualquer produção. Logo, misturar duas peças de veludo é uma possibilidade, desde que ambas as peças sejam da mesma textura: cotelê com cotelê, ou liso com liso.

Assim, para investir em produções utilizando o veludo, coordene elementos do material com peças de caimento leve e informal. Por exemplo, a calça de veludo com t-shirt e jaqueta perfecto de couro; casaqueto de veludo sobre um vestido de seda opaca; calça de brim, camiseta de veludo e cardigã de tricô; ou ainda, saia ou shorts de veludo, camisa de renda de algodão e jaquetinha de couro leve. Para coordenações joviais mescle caimentos, modelagens e pesos distintos, e mais, lembre-se de equilibrar tons claros e escuros, coloridos e neutros. 

Para eventos noturnos, os lisos em tons de preto, marinho, verde-escuro e bordô são desejáveis. De caráter sofisticado, o veludo adequa-se às produções festivas e elegantes. Os paletós, curtos ou longos, tal como os boleros fazem par aos vestidos leves de festa. A atriz Angelina Jolie, por exemplo, apostou em um modelo Versace longo, tomara que caia e com fenda, para a edição do Oscar 2012.

Fonte: Dicas de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.