UA-16107731-2

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Chapéu: Qual o modelo ideal para você?

O chapéu nunca sai de moda, principalmente nos dias de verão. Além de deixar a mulher mais elegante, o acessório ajuda a proteger o rosto e o cabelo dos raios solares. Seja na praia como na cidade, com modelos tradicionais ou com formatos mais modernos, os chapéus também deixam o figurino de verão mais estiloso.

Quando escolhido de forma correta, é capaz de transformar um look básico em um visual mais sofisticado, tudo para arrasar nos dias de sol intenso. Mas entre tantas opções modelos, qual o modelo ideal para você? Selecionamos dicas valiosas para ajudar quem ainda não tem o seu a encontrar o chapéu ideal neste verão. 

Tipos de chapéu

Panamá

O chapéu panamá é feito artesanalmente de palha trançada da planta Carludovica palmata. Sua trama é fechada e possui cor clara . Pode ter vários formatos, mas o modelo mais popular é o de copa com formato em “C”. Existem ainda modelos em que a copa é menor, mais alta, arredondada, quadrada ou apenas com a aba trabalhada e com detalhes em fitas. O panamá é ótimo para ser usado no dia-a-dia com produções básicas, pois dá um toque todo especial ao look.

Fedora

Também conhecido como chapéu Borsalino, o chapéu fedora é parecido com o panamá, porém é fabricado em feltro e possui o formato da copa em “C”, também chamado de coroa. O acessório pode ser encontrado em diversas cores, com detalhes com fitas em volta da copa e pode completar produções tanto para um look durante o dia como para noite, deixando o visual mais chique.

Coco

O nome “coco” é dado ao chapéu devido ao seu modelo ser mais estruturado, com a copa arredondada e dura semelhante à fruta mesmo. O chapéu coco também tem a aba mais curvada e estreita. Esse tipo de chapéu foi muito utilizado pelos homens em eventos formais nos anos 50 e 60. Agora, com uma repaginada no modelo clássico, a moda se destaca na cabeça das mulheres deixando as produções mais despojadas. O chapéu coco tradicional é na cor preta, mas também pode ser encontrado em outras cores.

Cloche

De origem francesa, o chapéu cloche significa sino, referência ao seu formato com a copa arredondada média-alta e a aba menor e caída. Esse modelo é superfeminino e charmoso, tem encaixe perfeito na cabeça e deve ser colocado sempre acima da linha dos olhos. O cloche pode apresentar aplicações de flores, fitas entre outros detalhes na aba para ficar mais elegante. Esse tipo de cahpéu combina bastante com as produções para a noite e pode ser encontrado em cores variadas.

Floppy

Com a copa redonda e as abas bastante curvadas e maiores, o chapéu floppy é perfeito para compor tanto looks do dia-a-dia com vestidos leves e soltinhos como para ser usado à beira mar e proteger totalmente o rosto e o cabelo do sol. Esse modelo de chapéu é muito elegante r e pode ser encontrado em diversos modelos, materiais e cores. Por ser um chapéu maior, o floppy deve ser evitado pelas baixinhas, pois pode achatar a silhueta. Já as mulheres altas, podem apostar sem medo. 

Qual modelo combina com o seu rosto 


Rosto oval 

O formato de rosto mais largo nas bochechas e estreito na região do queixo combina com modelos em que a aba e a copa (parte de cima) do chapéu sejam proporcionais, para não dar a impressão de que o acessório é maior que o rosto e deixar o visual exagerado.

Rosto redondo

O rosto redondo apresenta um formato mais cheio com os ângulos bem definidos e a região do maxilar mais suavizado. Para criar um visual harmonioso, o modelo de chapéu ideal é o que possui a copa (parte de cima) com a forma mais mediana ou alta e a aba proporcional a altura da copa para dar a impressão de rosto mais alongado e fino.

Rosto quadrado

O rosto quadrado tem como características marcantes a testa e queixo mais alongados, por isso, é preciso escolher um modelo de chapéu em que a aba seja mais larga e a copa (em cima da cabeça) média ou alta mais arredondada para dar uma equilibrada nos traços e ajustar bem o desenho do rosto. 

Rosto retangular 

Com o formato semelhante ao rosto quadrado, mas com a diferença de ser mais alongado e estreito na linha do queixo, o rosto retangular combina com o modelos que tenhama a copa (em cima da cabeça) e a aba média ou baixa.

Rosto triangular

Com o formato do rosto mais largo e o queixo menor, o rosto triangular combina com chapéus que tenham tanto a copa (em cima da cabeça) como a aba em tamanhos menores e no formato arredondado para suavizar os traços.

Chapéu ideal de acordo com o tipo físico 

Além de escolher o modelo que combina com o formato do rosto, o chapéu também pode ser escolhido de acordo com o tipo físico da mulher. Escolher o modelo certo pode fazer toda a diferença e ainda servir para desviar a atenção de uma parte indesejada do corpo.

Estatura baixa 

Para as mulheres de estatura baixa, o modelo ideal são os com aba média ou curta, pois ajudam a equilibrar o corpo.

Acima do peso

As mulheres que estão acima do peso devem apostar no modelo de chapéu com as abas médias e a copa alta, para dar impressão de rosto e pescoço mais fino e, de quebra, desviar a atenção na parte mais avantajada do corpo, como por exemplo, a barriga saliente.

Cor certa para cada tipo de pele

Pele clara: As mulheres de pele clara devem escolher cores de chapéu como o branco, bege, cinza, marrom, rosado, preto, roxo e azul para deixar a aparência mais bonita.

Pele morena: As morenas combinam com chapéu de cores bege, marrom, amarelo, vermelho e verde, pois o acessório dá um contraste com o tom da pele, principalmente quando está mais bronzeada.

Escolha o seu modelo 

Confira na galeria abaixo os modelos de chapéu e escolha o ideal para você de acordo com o formato do seu rosto, tipo físico e a cor que combine com o seu tom de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.