UA-16107731-2

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cuidados com a pele sensível

A pele sensível é muito delicada, por isso pede atenção extra. Como costuma ser bastante alérgica, pode apresentar sinais de vermelhidão e irritação, sensação de quentura ou de ardor em algumas regiões do rosto devido à mudanças climáticas ou até mesmo por motivos como estresse, timidez e o uso contínuo de produtos de beleza.

A maquiagem pode ser uma das responsáveis por deixar a pele sensível irritada, mas como para muitas mulheres sair de casa de “cara lavada” é uma missão quase impossível, o jeito é redobrar os cuidados. Outra medida importante é procurar um dermatologista para examinar o grau de sensibilidade da pele e indicar os produtos certos para aliviar a sensação de desconforto no rosto.

Para saber se o produto não irá causar vermelhidão na pele, é preciso sempre fazer o teste em uma pequena área do rosto antes de comprar. Só compre se notar que não houve vermelhidão ou algum tipo de irritação horas depois do uso.

A maquiagem mineral é hipoalergênica, ou seja, livre de componentes que podem causar alergia sem prejudicar a pele. Por possuir propriedades calmantes e antiinflamatórias, ela é indicada para mulheres com pele sensível, com acne e sob efeito de tratamentos dermatológicos.

Os produtos minerais são ecologicamente corretos e de origem orgânica, feitos com substâncias extraídas do solo, como óxido de zinco, titânio, mica, óxido de ferro e cloreto de bismuto, que são moídos e transformados em pó.

Diferente dos produtos convencionais, a maquiagem para pele sensível não possui conservantes, óleos, corantes, fragrâncias e outras substâncias que causam irritações. Tudo para garantir que as mulheres que têm esse tipo de pele possam caprichar no visual sem preocupação. E como diversas marcas de cosméticos já investiram nos produtos minerais, já é possível encontrá-los nas lojas, é só procurar.

Como aplicar maquiagem para pele sensível 

Depois de saber que é possível ter uma pele bonita usando o make mineral, agora basta usar os itens de forma correta para ter um visual impecável. Saiba como fazer isso nas dicas abaixo.

Comece preparando a pele com um creme hidratante ou outro tipo de produto que não contenha álcool. Limpe bem o rosto para retirar as impurezas e ao mesmo tempo hidratar a pele. Borrife água termal no rosto para proteger a pele contra agressões do ambiente e envelhecimento precoce. A água termal também ajuda a reforçar a proteção natural da pele e tem ação antiinflamatória. Em seguida, aplique o protetor solar facial, mesmo se o dia estiver nublado.

A base para uniformizar a pele sensível deve ser em pó, isso evita as chances de uma infecção da pele. Caso prefira a base líquida, a dica é optar por uma que contenha silicone para impedir o aumento de acne e irritações. Se for preciso disfarçar a regiões mais escuras do rosto como olheiras, manchas e espinhas, deposite uma quantidade mínima de corretivo apenas onde é necessário. O pó mineral é ultrafino, mas garante a pele mais bonita e com aspecto aveludado sem causar irritações.

Aplique apenas na região “T” do rosto para evitar o efeito de rosto brilhante.

Para mulheres com pele bastante propícia à alergias na região dos olhos, a atenção deve ser quanto às sombras, que devem ser minerais. Produtos como rímel, delineador à prova d’água devem ser evitados, pois possuem latéx, que provoca irritação nos olhos.

Além disso, os produtos à prova d’água necessitam de demaquilantes com composições mais fortes para remover o make, e isso pode irritar a pele. Evite também esses itens para os olhos em versões coloridas, pois contém corante que são altamente certos de provocar reações alérgicas na região. Prefira o lápis preto básico, que não possui tanto corante em sua composição.

Os lábios também são sensíveis e necessitam de proteção. Independente da cor escolhida, prefira a versão de batom mineral. Além de ser idêntico aos comuns, o batom mineral contém vitamina E, óleos naturais e protetor solar que garantem lábios muito mais bonitos e sempre protegidos.

Mesmo sendo produtos minerais, é necessário sempre retirar sempre toda a maquiagem do rosto antes de dormir com demaquilantes à base de creme para evitar o surgimento de acne e o excesso de oleosidade no rosto.

Dicas caseiras para pele sensível 

Para evitar que a pele sensível fique com o aspecto irritado, algumas dicas caseiras podem ajudar. Sempre que necessário, aplique óleos essenciais a base de camomila, chá verde, lavanda, rosa ou sândalo na pele limpa. Outra dica de cuidados com a pele sensível é fazer compressas geladas de chá verde que funciona como um anti-inflamatório para a pele. Além de hidratadar e deixar a pele mais fresca, essas misturas caseiras deixam a pele mais calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.