UA-16107731-2

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas para suas peças em tie dye

De uns tempos para cá, os efeitos de tingimentos vêm aparecendo bastante nas nossas "rouptichas", o que resulta em peças belíssimas! O famoso tie dye nada mais é que um processo de tingimento que ficou bem famoso nos anos 70. Quem não se lembra daquelas camisetas bem coloridas que os hippies adoravam?! Na maioria das vezes, o processo acontece em tecidos feitos de algodão, já que as fibras naturais são mais fáceis de aceitar a pigmentação das cores. O legal do tie dye é que ele dá um resultado incrível nas peças, pois proporciona um efeito de estampa, com desenhos e manchados bem legais. Dá para formar listras, círculos, tudo por meio de amarrações.

Quando ele começou a aparecer nos desfiles, a gente tinha a impressão de que o tie dye era tendência das coleções de verão, por virem em tons fortes, como o amarelo, o pink e o verde, assim como as suas primeiras aparições, quando os hippies arrasavam nesse efeito, formando um desenho de círculo do meio da peça.

Bom, mas na temporada de inverno, o tie dye continuou marcando presença, porém, menos colorido. Então, pense em efeitos com tons escuros em tons de cinza, preto, azul-marinho e verde-militar. O interessante desse tingimento é que, por ser manual, é todo trabalhoso e alguns resultados acontecem ao amarrar a peça com barbante ou mergulhar somente um pedaço da peça na panela de pigmento!

Suas aparições mais frequentes eram em camisetas, que, aí, facilmente eram combinadas com jeans, assim num look bem dia. Mas também podemos encontrar por aí saias tingidas, e, como ela já tem um quê diferenciado, é melhor combinar com outras peças mais básicas, como camisetinhas em tons neutros. A mesma dica vale para as calças, pois o tingimento deixa a peça chamativa e muitas dessas calças são bem justas, daí lembre-se de combinar com blusas mais compridinhas para não causar! O efeito tie dye, assim como o efeito da estampa, pode parecer engordativo, assim, quanto mais contraste o tingimento, maior o volume. O vestido é uma boa pedida e faz a vez no look - aparecem modelos mais descontraídos nas opções para dias de passeio, como em tecidos mais nobres, que vão lindamente num evento ou numa festona chic.

Os desfiles do passado da marca da Blumarine e de Matthew Williamson mostraram peças em tie dye bem absurdas! Se a senhora achou que as opções acima são "pintosas" demais, se joga nos acessórios. Os lenços tie dye são itens especiais para dar um up e cor no visual e muito fáceis de compor. Outro detalhe importante: como o processo é manual e feito por meio de pigmentos de tintas, existe todo um cuidado na hora de lavar e secar, senão a sua peça pode manchar. O ideal é lavar a mão, não deixar de molho, não misturar com outras peças e secar no cabide. O prendedor pode marcar e não é legal. Bom, o resultado é tão lindo, que vale a pena ter todos esses cuidados. Você vai arrasar com a sua peça toda trabalhada no tie dye.

Dia
Esse vestidinho todo trabalhado no tie dye bicolor e nos detalhes de amarração é ideal para os dias de verão.
Mix
Como a calça tie dye já é "pintosa", combina com t-shirt básica branca. Pra ficar chic, nada como um blazer.
Detalhe
Rihanna deu um up no visual com um lenço tie dye em tons de pink e vinho. Bom para os looks básicos.
Fresh
Kate Bosworth descontraí-da com o seu vestido. Ela combinou com bolsa e rasteira em tons de fendi.
Contraste
O tie dye manchado em tons de azul do vestido é lindo. "Adorando" combinar com uma bota pesadona.
Chic
O vestido da Blumarine tem modelagem básica, mas o efeito do tie dye e as cores deram todo um charme.
Cor
Mais uma vez, o vestido tem modelagem básica. O tingimento é um recurso que deixa a peça incrível.

Longo
O tie dye nas cores preto e branco acaba ficando mais discreto. O modelo de vestido longo é hit da estação.
Festa
No desfile de Matthew Williamson, a gente confere que o tie dye fica lindo em vestidos mais chiques.


2 comentários:

  1. Legal a postagem...Agora se quiser em escala industrial, veja o meu último post do novo produto da TEXPAL.

    ResponderExcluir
  2. amei..... eu que faço curso em beneficiamento têxtil...muito lindo os exemplos....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.