UA-16107731-2

terça-feira, 24 de maio de 2011

Smoking feminino: Aprenda a usar!

As mulheres não só têm conquistado espaço no ambiente de trabalho – há anos ocupado exclusivamente pelos homens -, como também têm emprestado suas vestimentas. Mas, uma delas em especial, o Smoking, tem tomado o lugar e a sensualidade de muitos vestidos de festa. Esse traje de alfaiataria originário do guarda-roupa masculino ganhou formas mais delicadas, adaptadas ao corpo feminino e, a despeito de algumas regras essenciais, tornou-se sinônimo de independência e liberdade!
O smoking feminino foi apresentando ao mundo pela primeira vez em 1966, pelo famoso estilista Yves Saint-Laurent, mudando dali em diante não só o modo de vestir das mulheres, mas confirmando uma nova atitude feminina. Indicado para momentos específicos, que exijam formalidade, esse é uma peças-chave para eventos sociais e deixa a desejar quando usado em locais de trabalho, como forma de substituir o terninho e o tailleur.

No que se diz respeito aos modelos, os smokings vão desde os tradicionais - com cetim ou seda na lapela do paletó e calça com corte reto de cintura alta -, até os compostos por paletó transpassado, com um corte mais arredondado ou com ombros destacados pelo uso de ombreiras e calças mais justas, estilo skinny, boot-cut ou boca de sino. Há ainda uma variante quanto aos detalhes, como as gravatas, por exemplo; essas podem vir compridas, borboleta ou ainda com lenços.

Para quem procura um pouco mais de liberdade, o paletó pode ser usado separadamente, com vestidos, deixando o look muito mais moderno. Mas, aconselha-se que o blazer passe um pouco da altura do quadril, pois quando mais curto pode dar a sensação de volume.

Outra opção de uso do smoking é o traje ser composto de uma camisa por baixo, que pode ser em tecido plano de algodão ou transparente, deixando o visual mais sensual. Para inovar de vez o look, mulheres de pouco ou médio seios podem aproveitar para não usar nada por baixo, sugestão essa que deve ser evitada por aquelas com bastante busto, pois correm o risco de cair na vulgaridade.

Quanto às cores, geralmente são monocromáticos na cor preta ou em tons escuros. Contudo, nada impede de virem em outras tonalidades como branco, o que neste caso torna o uso mais arriscado, assim como alguns modelos mais raros que trazem o paletó com a cor diferente da calça.

Se desejar fazer uso de acessórios, tenha cautela, pois não é preciso muito para finalizar a peça que por si só já é muito elegante. Os colares, geralmente são dispensados, mas podem ser usados quando o look envolve um decote bem acentuado; abuse dos brincos grandes e brilhosos especialmente quando acompanhados do cabelo preso. Opte ainda por bolsas pequenas, as carteiras de mão e os modelos cluth são as que melhor se adéquam. E, no quesito calçado, escolha sapatos abertos e de salto fino como scarpins ou sandálias.
O smoking feminino é uma roupa de muita presença e por isso tem sido o escolhido de muitas mulheres, substituindo a sensualidade dos vestidos pela imponência trazida pela peça. Se o seu estilo tem ares de independência e liberdade.

Fonte: Portais da Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.