UA-16107731-2

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ecobags: praticidade e moda sustentável

As sacolas ecológicas, sustentáveis, ou também conhecidas como ecobags, tornaram-se uma solução para substituir as tradicionais sacolas plásticas em mercados no dia a dia. Assim, acompanhando a tendência sustentável em alta, sacolas com os dizeres “I’m not a Plastic Bag” passaram a causar furor entre celebridades e fashionistas.

Logo, o termo foi usado pela primeira vez com conotação fashion em 2007, por Anya Hindmarch, designer inglesa. Entitulada “I’m not a plastic bag”, a bolsa “verde” de Anya logo caiu no gosto das famosas: Kate Moss, Keira Knightley, Jessica Biel e Lily Cole, por exemplo, foram algumas das famosas flagradas carregando o modelo.
Entretanto, no Brasil as sacolas plásticas já foram recolhidas por meio da aprovação de um projeto no final do ano de 2011. A medida foi tomada para controle ambiental visando evitar o acúmulo de sacolinhas pela cidade.

As grandes vilãs do meio ambiente, contudo, têm difícil decomposição, cerca de cem anos para se decompor, e são apontadas como uma das grandes causas de enchentes em centros urbanos. Sendo assim, nos vimos obrigados a usar a criatividade para substituí-las.

Todavia, para a fabricação das sacolas reutilizáveis, usam-se materiais resistentes que permitem a aplicação de outros materiais em sua superfície, como tintas para tecidos, botões e contas coloridas. Desta maneira, o mercado se vê personalizando e vendendo sacolas ecológicas como forma de contribuir com o meio ambiente, mantendo a funcionalidade do transporte de produtos.
Customizadas, ecológicas e funcionais, até mesmo Karl Lagerfield, renomado estilista da grife Chanel, passou a ser visto com sua ecobag personalizada. Dentre outras personalidades que a aderiram, estão Justin Timberlake, Sarah Jessica Parker, Jennifer Gardner, Jessica Alba e Queen Latifah, além da designer Donna Karan e até o primeiro ministro canadense Stephen Harper.

Ainda em 2009, Lilian Pacce, jornalista de moda, lançou o livro ‘Ecobags, Moda e Meio Ambiente’. A obra é uma compilação de 120 bolsas ecológicas confeccionadas a partir de matéria-prima sustentável, como o algodão, a juta, o bambu e o plástico reciclado, contando com a criatividade e depoimento de grandes estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch, Huis Clos e Juliana Jabour.

A sustentabilidade na moda não é uma tendência passageira. Em alta, as ecobags têm conquistado mulheres que ao adquirirem modelos diferenciados passam a compor um visual descontraído, utilizando a peça não somente para fazer compras. Com design, combinações de cores e dizeres modernos e divertidos, as bolsas sustentáveis são duradouras e podem ser adaptadas à diversas ocasiões e estilos de vida.

Fonte: Ecoblogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.