UA-16107731-2

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O guarda-roupa básico para quem quer ter estilo

O que faz de uma mulher estilosa? O livro "As 100 mais: o guia de estilo que toda mulher fashion deve ter" (editora Record) responde. E enumera uma lista de 100 peças indispensáveis para o guarda-roupa de quem tem ou quer ter estilo. A autora é Nina Garcia, editora de moda da revista "Marie Claire" americana e jurada do programa "Project Runway". Por anos e anos, ela viu modismos nascerem e morrerem. E quando se viu sem o closet, durante as obras no seu apartamento, pensou: quais são as peças essenciais para sobreviver e que nunca saem de moda?

Juntou o básico que serviria para diferentes ocasiões, fez umas malas e chegou à conclusão de que, do batom vermelho às Havaianas, da jaqueta de motociclista ao colar de pérola, existe um time de roupas e acessórios que são garantia de elegância e sucesso. Veja abaixo os 10 mais do guia com comentários da própria Nina.

Bolsa-carteira"A bolsa-carteira é a melhor companheira para uma noitada. Em termos práticos, tenha certeza de que todas as suas necessidades cabem nela: batom, dinheiro, celular, cartão de crédito. E, depois, tenha certeza de que ela se ajustará confortavelmente debaixo do braço, porque talvez o melhor aspecto da carteira seja deixar as mãos livres para cumprimentar as pessoas, segurar as bebidas, gesticular, contar histórias e exibir seu anel de coquetel.

Dicas: Se não quiser gastar uma fortuna, procure-a em lojas étnicas, brechós e feiras. Ou então pergunte à sua avó se ela tem uma que você possa furtar. E considere sua carteira uma joia. Ela deve contribuir para o traje e ser notada."

Jaqueta de motociclista"É parte constante do uniforme dos jovens modernos há bastante tempo. Todas as modelos , atrizes e musicistas têm uma versão fiel antiga. Deve existir no guarda-roupa para os dias em que se deseja dar vazão à Françoisa Hardy, à Marianne Faithfull ou ao Sex Pistols que há em você. Ou a todos os três ao mesmo tempo."

Dicas: "As proporções são importantes. Prefira as grandes demais ou as encolhidas. Furte-a dos meninos ou diminua um tamanho. Use-a com os parceiros no crime: calças skinny, minissaias, calças jeans e saias jeans. Para um visual totalmente francês, use-a com um top marinheiro, calças skinny e sapatilhas."

Batom vermelho"Nada expressa o glamour de Hollywood como o batom vermelho. Toda atriz, modelo e ícone elegante diz ter um ou dois. O batom vermelho é um pouco como o pretinho básico ou seu jeans favorito. Um tamanho não serve para todas. Portanto, você simplesmente tem de experimentar todos e depois dar uma boa e demorada olhada no espelho. Assim, você saberá quando encontrou "aquele". No meu caso é o Red Nº5, da Chanel." E atenção para a dica da autora: "Mantenha o restante da maquiagem simples. O batom vermelho já diz tudo".

Óculos de sol Wayfarer"Os óculos de sol Ray-Ban Wayfarer são usados por todo mundo, de Kim Novak a Mary-Kate Olsen, de Bob Dylan a Chloe Sevigny. Foram criados em 1952 e se aproveitaram da mais nova tecnologia em plástico daquele tempo. Embora fossem populares entre os homens, foi a nossa conhecida Audrey Hepburn (minha deusa) quem fez os óculos parecerem totalmente femininos quando os usou no filme 'Bonequinha de luxo'. Nos anos 1960, quando o filme foi parar nas telas, todas as garotas tinham um par".

Sapatilhas"Embora ela jamais venha a ter o poder de transformação dos saltos altos, uma sapatilha é chique e eterna por si só. Da musa do sexo Brigitte Bardot à impecável Audrey Hepburn e cada estrela de Holywood no meio, a sapatilha sempre teve uma parcela de fãs famosas. Ao pensar em uma noitada, o melhor é levá-las na bolsa, porque toda mulher elegante sabe que, quando o sol se põe, os saltos sobem, e como a gravidade ensina a todos, um dia tudo deve descer. E a sapatilha clássica estará esperando por vc nessa hora".

Dica: "Repetto, originária da França, é a clássica, mas várias empresas fabricam uma versão muito boa. Para um ar sofisticado, experimente Chanel (com a biqueira preta) ou Lanvin."

Roupas vintage

"As peças vintage são uma forma fantástica de acrescentar estilo pessoal ao vestuário e se destacar da multidão. Ninguém terá o mesmo vestido ou casaco que você conseguiu num brechó."Dicas: "Deve estar em perfeito estado. Nada de manchas ou fios puxados. Esta é a diferença entre um look fabuloso ou um maltrapilho. O melhor é começar a jornada pelas peças vintage na seção de acessórios. Normalmente, não há como errar com joias ou pulseiras vintage."

Chapéu de Sol"Um chapéu de sol flexível é uma peça importante à beira-mar. Ele anuncia ao mundo que você está de férias (mesmo que não esteja), principalmente se usado com um vestido de verão e espadrilhas. Na maioria das vezes, o chapéu de sol é associado a mulheres felizes que não têm nada para fazer naquele dia a não ser sorrir. Deveríamos todas ansiar ser essa mulher, que parece não ter mais nada para fazer, a não ser absorver a vida ao seu redor."

Pretinho básico"Muitas vezes, o pretinho básico encontra a garota quando ela não está procurando por ele. Se sair em uma "missão de encontrar o pretinho básico", ele escapará dela a tarde toda. Mas, se estiver a caminho de um almoço de domingo, ele é bem capaz de pular de uma vitrine na frente dela. Não importa o preço, ela deve comprá-lo. O preço é irrelevante, já que pode ser justificado pelas regras da matemática da moda: preço dividido pelo número de vezes usado igual a precioso! Será útil, repetidas vezes, década após década".

Dica:
"Pense em seu PB como uma tela em branco, e não como um último recurso. Ele requer acessórios e adornos. E lembre-se: o motivo desse vestido simples durar tanto é porque ele entende a essência do estilo: ficar em segundo plano e deixar a mulher brilhar."

Estampa de bicho
"As verdadeiramente elegantes são sempre ousadas e nunca enfadonhas. E um acessório com estampa de bicho é uma oportunidade de ser um pouco ousada. Porém, há uma linha tênue entre parecer chique e aparentar mau gosto ao usar uma estampa de bicho. Lembre-se disso quando estiver pronta para deixar o mundo ver seu lado primitivo."

Dicas: "Use apenas uma peça com estampa de bicho de cada vez. Mais do que isso e você parecerá uma carcaça de luxo. Mantenha todo o restante simples, até mesmo sem adornos. Combine a estampa com cores neutras. Mantenha todo o restante clássico e a estampa sobressairá."

Lenço de seda

"A única forma de realmente compreender o valor de um lenço é passar a tarde sentada em um café parisiense e apenas observar as mulheres passarem. Lenços como cinto, lenços amarrados nas bolsas, lenços usados como tops, lenços como faixas na cabeça e assim por diante. Parece que as mulheres de Paris nasceram sabendo como usar um lenço. O restante de nós tem de observar e aprender, e talvez procurar um ou dois manuais de uso."

Dicas: "Além de Hermès, Gucci e Ferragamo fazem lindos lenços de seda estampados. De imediato, são relíquias. Considere o lenço uma joia e use-o como se o fosse (ele deve acrescentar charme e drama)".

Fontes: GNT Estilo / JH Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.