UA-16107731-2

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A moda nos limites da lei

Usar calças de cintura baixa, que mostram a roupa íntima ou mesmo revelam o cóccix, se tornaram ilegais nos Estados de Lousiana e Geórgia, nos Estados Unidos. A famosa cintura baixa, que começou a aparecer no fim da década de 1970, tem sido pouco tolerada pelos norte-americanos, que consideram o traje indecente. O figurino foi uma das apostas do último desfile de inverno da Colcci no Brasil.

Na distante década de 1960, o presidente Janio Quadros, em seu breve governo, proibiu o uso de biquínis nas praias. Atualmente, o considerado País da sensualidade não possui leis que impeçam umbigos em evidência. Mas o bom senso continua sendo determinante para avaliar se vale a pena ou não aderir ao modelito. "Sempre digo aos meus clientes que é importante olhar-se no espelho e refletir antes de sair de casa, evitando adotar looks que possam criar situações constrangedoras ou transmitir uma mensagem errada sobre quem o está vestindo", revela a personal stylist Tatiana Vianna.

A profissional de moda conta que a modelagem com a cintura reveladora acompanhou o vai e vem da moda e hoje está em decadência. "A altura da cintura passou por muitas variações quanto ao corte e estilo do tecido desde a década de 1970. Quando essa moda já havia sofrido todas as alterações possíveis, foi preciso adotar um outro padrão. Desde 2008 o jeans voltou a aparecer com a cintura intermediária ou alta. Sua aceitação está crescendo." Exemplo disso foi apresentado no último desfile de verão de várias marcas, com cós alto para homens e mulheres.

Para quem não abre mão da sensualidade da calça baixa, a coach Lygya Maya dá dicas preciosas. "Mulheres sem cintura, com pouco bumbum e com gordurinhas laterais podem abolir o modelo, que nada contribui para valorizar o corpo feminino". E mais: quem tem barriguinha saliente deve evitar combinações com blusas colantes. Batas ajudam a disfarçar imperfeições. Se está com tudo em cima, nada de usar modelos supercavados que deixem a lingerie ou a pele à mostra, principalmente em ambientes formais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.